8 ruas interessantes em Atenas

Oito ruas interessantes em Atenas, na Grécia, é um post que contém nomes de ruas bacanas para você se perder nas ruelas mais incríveis do centro histórico de Atenas. Não perca essas dicas!

Por Virna Lize – 09/04/2020

1- Rua Ermou – Syntagma – Nesta rua você vai encontrar as mesmas lojas que se encontra no shopping de Atenas (HM, Zara, Migato etc). É conhecida como um shopping a céu aberto, pois os gregos gostam mesmo é de bater perna, passear pelas lojas e no fim do passeio se sentarem em alguma cafeteria ou restaurante, que se encontram espalhados pela redondeza. A rua Ermou tem de tudo isso e muito mais!

Além da parte comercial, encontraremos a Igreja de Panaghia Kapnikarea, considerada uma das mais antigas da cidade. Esta igreja ortodoxa grega tem arquitetura bizantina.

Igreja de Panaghia Kapnikarea – Foto: Virna Lize

A dica para não se perder: Comece a percorrer a rua Ermou pela praça de Syntagma, que fica exatamente em frente ao Parlamento grego, e termine em Monastiraki, conhecida como Monastiraki Flea Market, que é o local de encontro dos jovens e turistas de tudo que lugar do mundo! Vamos passear por ela pessoal!

Parlamento Grego – Foto: Virna Lize

2- Rua Adrianou – Plaka – Esta rua é uma perdição para quem ama artesanatos gregos. É ali que você vai sentir o aroma de uma Grécia pura e antiga! Você encontrará, além dos tradicionais artesanatos, desde o olho grego, estátuas dos deuses mitológicos, livros, joias, roupas típicas e de marcas, inúmeras tavernas e cafeteria.

Rua Adriano em Plaka – Foto: Virna Lize

Pela rua Adrianou, você verá também a casa mais antiga de Atenas, a mansão Venizelos, cuja a arquitetura é do século XVIII e, é claro, as escadarias para o bairro Anafiotika, que são pequenas casas residenciais de antigos construtores da grande metrópoles de Atenas.

Anafiotika – Foto: Virna Lize

3-Rua Pandrossou – Monastiraki – Rua  muito fofa! Até o chão é charmoso e colorido! Nela você  encontrará as tradicionais lojas de artesanatos, joalherias, agência de turismo, uma loja bem bacana de suco e no fim você vai dar de cara com a praça Monastiraki, de novo.

Em torno da Praça Monastiraki, tem a Biblioteca do Adriano, bares famosos como o 360 degraus , restaurantes tradicionais e sorveterias.

Foto de abertura: Monastiraki – Virna Lize


4-Rua Ifestou – É uma extensão da Pandrossou, e o ponto de partida é exatamente na Praça Monastiraki. É um centro comercial, e vai encontrar lojas de artesanatos, roupas e sapatos, e no final da rua tem restaurantes.

Rua Ifestou – Foto: Virna Lize

5- Rua Adrianou – 2 parte em Monastiraki – Esta rua fica exatamente atrás da estação de metrô. Eu amo esta rua!! Nela encontraremos restaurantes fantásticos, tipo o Euxaris, que é o meu favorito e fica no início e de frente para o Hard Rock Cafe, também vai dar de cara com uma doceira fantástica, Hans e Gretel, que crianças e adultos piram! Tem uma bruxinha como ponto de referência.

Rua Adriano – Foto: Virna Lize

É uma rua interessante, porque durante a caminhada você sente o aroma da comida grega, também presencia um dos templos mais conservados da Europa, o Templo Hefesto, que fica dentro da Ágora Antiga. Não é interessante?

Ágora Antiga – Foto: Virna Lize

6- Rua Agion Asomaton/Apostolou Pavlou – Thissio – Rua linda e com uma das vistas para Acrópolis mais linda da cidade de Atenas! Ali você vai encontrar artesanatos locais, feitos por gregos, como pulseiras e quadros pintados a mão, antiguidades como moedas e dinheiro grego e, claro, vai encontrar cafeterias bem bacanas com vista total para a Acrópolis.

Acrópolis – Foto: Virna Lize

As festas de passagem de ano, acontecem nela. Quando o relógio bate meia noite, no dia 31 de dezembro, a Acrópolis se enche de luz, das mais variadas cores, pois os fogos de artifício explodem pelo céu de Atenas, tornando uma das cenas mais inesquecíveis!

Ponto de referência é a estação de metro Thissio.

7- Rua Voukourestiou – Kolonaki – É uma rua chique, cara e bem interessante para quem gosta de algo mais sotisficado. Ali você encontrará joalherias famosas, lojas como Hermes, Rolex e um shopping, Attika, onde você encontrará perfumes, cremes, maquiagem, sapatos, bolsas e roupas de marcas nacionais e internacionais. Também vai encontrar restaurantes e cafeterias com ambiente bem clean. Fica exatamente atrás do hotel Grande Bretagne.

Rua Voukourestiou, Kolonaki – Foto: Virna Lize

8- Rua Leofororos Vassilisis Amalias / Panepistimiou – Estas duas ruas estão ligadas uma à outra. O ponto de referência delas é o Parlamento Grego, se você estiver em frente a ele, o lado direito é a rua Vassilisis Amalias, onde você encontrará o jardim Nacional de Atenas, Templo de Zeus e o Arco do Adriano.

Arco de Adriano – Foto: Virna Lize

Do lado esquerdo, ao Parlamento, você encontrará o museu da Moeda; a igreja católica Santo Dionisio, a Triologia, que são três construções antigas, onde hoje se encontram: a Biblioteca Nacional, a Academia e a antiga faculdade de Atenas (atualmente sala de cerimônias). Descubra!

Biblioteca Nacional de Atenas – Foto: Virna Lize

* Para adquirir uma peça original e produzida na Grécia, dê preferência as peças que vem junto com uma bandeirinha grega ou algum certificado. Nas lojas muitos vendedores falam, além do inglês, o espanhol, italiano e até mesmo o português.

www.umabrasileiranagrecia.com – @umabrasileiranagrecia

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conheça outros destinos

Aos pés da Acrópole

Vamos começar falando de Atenas, lugar por onde todos chegam à Grécia e por onde a aventura se inicia.

Ilhas Gregas

São aproximadamente 500 ilhas, entre grandes e pequenas, que se estendem do mar Jônico e Egeu, com Créta, quinta maior ilha do Mediterrâneo, ao sul.