O Tavli

O jogo de tabuleiro favorito e mais antigo da Grécia, que remonta aos tempos antigos.

Em cada kafeneio (cafeteria) na Grécia e em muitos cafés administrados por gregos em todo o mundo, você com certeza encontrará pessoas jogando o amado Tavli. Embora pareça o jogo “ocidental” de gamão, existem regras diferentes para o Tavli.

Foto: buffalogreekfest.org

Foto: yourlocalfriendingreece.blogspot.com

Tavli significa “tabuleiro” em grego e há três variações de Tavli comumente jogados:

  • Portes – mais semelhante ao gamão ocidental
  • Plakoto – um jogo onde um verificador pode prender outro verificador no mesmo ponto
  • Fevga – onde um verificador sozinho pode bloquear um ponto

Esses jogos são disputados um após o outro, em partidas de três, cinco ou sete pontos.

O objetivo do jogo é o jogador mover todas as suas peças para o seu próprio tabuleiro e carregá-las para longe. O primeiro jogador a tirar todas as suas peças vence o jogo. As posições iniciais são as posições principais, chamadas ‘mana’ em grego.

Para iniciar o jogo, cada jogador lança um único dado. Isso determina o jogador que vai primeiro. O jogador que lança o número mais alto agora move suas peças de acordo com os números mostrados em ambos os dados. Após o primeiro lançamento, os jogadores lançam dois dados e jogadas alternadas. O lançamento dos dados indica quantos pontos, ou pips, o jogador deve mover suas peças. As peças são sempre movidas para a frente.

Os jogos de Tavli têm as seguintes regras em comum:

  • Apenas um par de dados é usado, e eles são compartilhados entre os jogadores.
  • No primeiro jogo, cada jogador lança um dado e o número mais alto vai primeiro. Esse jogador então lança os dados novamente para começar seu primeiro turno.
  • Após o primeiro jogo, o vencedor do jogo anterior é o primeiro a começar.
  • O primeiro jogador a tirar todas as suas damas ganha um ponto, ou, se o vencedor tirar todas as suas damas antes de o perdedor tirar alguma, ele ganha dois pontos. Não existe um jogo triplo.
  • Não são usados dados duplicados.

Ritmo de jogo

O tavli é jogado muito rapidamente. Você não precisa esperar que seu oponente pegue os dados – você mesmo os pega enquanto ele está fazendo seu movimento.

Origem do Tavli

Este é um dos jogos mais antigos que existem, datando de quase 5.000 anos, e acredita-se que tenha sido desenvolvido pelos antigos egípcios. O jogo era popular em todas as camadas, e simbolizava a jornada da alma para alcançar a imortalidade, na vida além-túmulo. Ter sucesso no tabuleiro de Senet, como era chamado, significava uma boa passagem para a vida eterna. Usando 15 pedras, dois dados, um tabuleiro e uma atitude de vencedor, tente mover suas pedras para fora da mesa antes do seu oponente.

Nefertari (séc. XIII a.C)

Tabuleiro de Senet, encontrado na tumba de Tutancâmon (1334 – 1325 a.C)

Tabuleiros de jogos de 3 x 10 quadrados foram encontrados extensivamente em antigos sítios arqueológicos egípcios. O jogo era conhecido pelos antigos egípcios como o Jogo dos Trinta Quadrados ou Senet (às vezes Senat). As regras exatas não são conhecidas. Tabuleiros semelhantes também foram encontrados consistindo em 3 x 12 quadrados, 3 x 6 quadrados e outros padrões – não está claro se estes são jogos diferentes ou meras variantes. Foram encontrados vários tabuleiros com Senet de um lado e outro jogo egípcio popular, o Jogo dos Vinte Quadrados, do outro.

Os antigos gregos jogavam. Os romanos também. O jogo que conhecemos hoje foi aprimorado na Inglaterra no século XVII, época também quando adquiriu o nome de gamão.

Foto de abertura: Ânfora etrusca (530 a.C.) representado Ajax (dir.) e Aquiles (esq.) disputando partida, enquanto aguardam para combater na Guerra de Tróia. (1300-1200 a.C). Fontes: GCT Team – greekcitytimes.com e historiadogamao.wordpress.com

Torneio de Gamão Grécia – Armênia

Reforçando os laços históricos e de amizade com os irmãos armênios, em 02 de fevereiro de 2020 ocorreu o Torneio de Gamão Grécia-Armênia, organizado pelo Clube Armênio. O evento contou com a presença de vários participantes e foi uma tarde bem descontraída.

O grande campeão foi o Sr. Benjamim Distchekenian, o vice foi o Sr. Garabed Pilavidjian e o terceiro colocado foi o Sr. George Tsoufas.

Fotos: Stylianos Moyssiadis

Confira outros últimos eventos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin