Gastronomia

Baseada na cultura e nas atividades econômicas de cultivo de trigo, frutas cítricas, legumes, oliva e vinhas, da prática da pesca e criação de ovelhas e cabras; a gastronomia grega, é bastante variada, uma mistura de sabores e aromas, tornam os pratos saudáveis e inesquecíveis. Os queijos, especialmente o queijo Feta, as ervas frescas, como o tomilho, hortelã, o azeite grego, são alguns dos segredos dessa culinária. Veremos alguns clássicos, tradições, histórias e receitas da cozinha grega.

Moussaká

Um simbolo da culinária grega, você pode argumentar que não há nada melhor do que uma verdadeira moussaka caseira. Mas esse prato é originário da Grécia ou a diáspora grega proliferou a associação com sua cultura?

Spanakopita me tiri

A spanakopita pode ser feita com queijo. A feta é o queijo tradicional da Grécia utilizado nesta receita. No entanto, a gente sabe como pode ser difícil encontrar esse tipo de queijo por aqui. Mas isso não é motivo para deixar de fazer essa delícia, basta substituir o feta pelo minas ou ricota!

Galaktobouriko

Torta folhada de leite. Difícil de pronunciar, mas fácil se apaixonar por esta delícia grega.

Maghiritsa

É uma sopa tradicional e é o primeiro prato que contém carne após o jejum da Quaresma.

Lentilhas

Sexta-feira Santa. Nesse dia, dado o jejum, um prato muito apreciado são as lentilhas, sempre acompanhadas de pão e azeitonas e regadas com bastante vinagre.

Tsurekia

Nas manhãs das quintas-feiras santas, têm-se o hábito de fazer pão caseiro. Geralmente em forma de tranças e enfeitado com os ovos vermelhos. Aqui está a receita dos pães que são chamados de Tsurekia.