Acontece

Fique por dentro do nosso blog!

últimos eventos

A Grécia, também conhecida, pela mitologia, pela arquitetura clássica, danças, quebra de pratos, tem essas e outras curiosidades, e mostraremos como elas fazem parte do dia a dia do grego.

O Tavli

O jogo de tabuleiro favorito e mais antigo da Grécia, que remonta aos tempos antigos.

Curiosidades

A Grécia, também conhecida, pela mitologia, pela arquitetura clássica, danças, quebra de pratos, tem essas e outras curiosidades, e mostraremos como elas fazem parte do dia a dia do grego.

Falando Grego

Você nem imagina o quanto da língua grega você já sabe. Seja você de origem grega ou não, logo perceberá que já fala grego, principalmente se você atua nas áreas de matemática, medicina, química, astronomia ou filosofia, você já está usando o grego todos os dias, mesmo sem ter notado.

Memórias

São quase 90 anos de Coletividade Helênica de São Paulo, marcados por muitas festas, encontros e muita alegria. Os gregos precisam de um único motivo para se reunirem e tornarem qualquer evento, ótimas lembranças. Aqui compartilharemos alguns desses momentos da nossa história.

O genocídio dos “Gregos Pônticos”

Dezenove de maio, é a data dedicada pelo governo grego para lembrar, ou melhor, não deixar que sejam esquecidos, os trágicos eventos enfrentados pela população grega pôntica antes e depois da Primeira Grande Guerra Mundial.

“Os Argonautas do Cerrado”

O livro escrito por Vassiliki Constantinidou aborda as memórias e histórias da comunidade Grega de Brasília, em comemoração aos 50 anos de sua existência.

Músicas Gregas e Danças Folclóricas

A vida não faria sentido, sem música…” (Nietzsche). O que seria do Homem sem música..? A Grécia com seus ritmos alegres e contagiantes, respira música e dança. Estas totalmente interligadas, possuem uma certa poesia, que podemos sentir, ver e ouvir, tanto no “Tsifteteli”, como no “Hasapiko”, dança conhecida pelo filme, Zorba, O Grego

A dança Zeibekiko

É dificil dançar o Zeibekiko, principalmente porque não tem passos definidos, nenhum ritmo particular. Requer uma intensidade interior, pois é um movimento improvisado que expressa os sentimentos de quem se levanta para dançar.

Destinos

De cidades históricas a praias paradisíacas, a Grécia recebe turistas 365 dias por ano. Muito mais do que vemos em livros, visitá-la te proporciona uma viagem no tempo, e te faz explorar incríveis paisagens.

Assim como Atenas, sua capital, as ilhas de Santorini e Mykonos, são os destinos favoritos dos turistas, porém, se estiver em busca de sol e mar, não deixe de explorar outras ilhas, e maravilhas da Grécia. Apresentaremos aqui lugares típicos de cartão postal. 

Aos pés da Acrópole

Vamos começar falando de Atenas, lugar por onde todos chegam à Grécia e por onde a aventura se inicia.

8 ruas interessantes em Atenas

Oito ruas interessantes em Atenas, na Grécia, é um post que contém nomes de ruas bacanas para você se perder nas ruelas mais incríveis do centro histórico de Atenas. Não perca essas dicas!

Ilhas Gregas

São aproximadamente 500 ilhas, entre grandes e pequenas, que se estendem do mar Jônico e Egeu, com Créta, quinta maior ilha do Mediterrâneo, ao sul.

gastronomia

Baseada na cultura e nas atividades econômicas de cultivo de trigo, frutas cítricas, legumes, oliva e vinhas, da prática da pesca e criação de ovelhas e cabras; a gastronomia grega, é bastante variada, uma mistura de sabores e aromas, tornam os pratos saudáveis e inesquecíveis. Os queijos, especialmente o queijo Feta, as ervas frescas, como o tomilho, hortelã, o azeite grego, são alguns dos segredos dessa culinária. Veremos alguns clássicos, tradições, histórias e receitas da cozinha grega.

Varais de Polvos

Você já se perguntou o porquê dos polvos ficarem pendurados em varais nas ilhas gregas?

Moussaká

Um simbolo da culinária grega, você pode argumentar que não há nada melhor do que uma verdadeira moussaka caseira. Mas esse prato é originário da Grécia ou a diáspora grega proliferou a associação com sua cultura?

Spanakopita me tiri

A spanakopita pode ser feita com queijo. A feta é o queijo tradicional da Grécia utilizado nesta receita. No entanto, a gente sabe como pode ser difícil encontrar esse tipo de queijo por aqui. Mas isso não é motivo para deixar de fazer essa delícia, basta substituir o feta pelo minas ou ricota!