Gastronomia
Baseada na cultura e nas atividades econômicas de cultivo de trigo, frutas cítricas, legumes, oliva e vinhas, da prática da pesca e criação de ovelhas e cabras; a gastronomia grega, é bastante variada, uma mistura de sabores e aromas, tornam os pratos saudáveis e inesquecíveis. Os queijos, especialmente o queijo Feta, as ervas frescas, como o tomilho, hortelã, o azeite grego, são alguns dos segredos dessa culinária. Veremos alguns clássicos, tradições, histórias e receitas da cozinha grega.

Varais de Polvos
Você já se perguntou o porquê dos polvos ficarem pendurados em varais nas ilhas gregas?

Moussaká
Um simbolo da culinária grega, você pode argumentar que não há nada melhor do que uma verdadeira moussaka caseira. Mas esse prato é originário da Grécia ou a diáspora grega proliferou a associação com sua cultura?

Spanakopita me tiri
A spanakopita pode ser feita com queijo. A feta é o queijo tradicional da Grécia utilizado nesta receita. No entanto, a gente sabe como pode ser difícil encontrar esse tipo de queijo por aqui. Mas isso não é motivo para deixar de fazer essa delícia, basta substituir o feta pelo minas ou ricota!

Galaktobouriko
Torta folhada de leite. Difícil de pronunciar, mas fácil se apaixonar por esta delícia grega.

Cordeiro com batatas no forno
Os gregos consomem muito carneiro e cabrito, principalmente no Domingo de Páscoa, sendo um prato indispensável.

Maghiritsa
É uma sopa tradicional e é o primeiro prato que contém carne após o jejum da Quaresma.

Lentilhas
Sexta-feira Santa. Nesse dia, dado o jejum, um prato muito apreciado são as lentilhas, sempre acompanhadas de pão e azeitonas e regadas com bastante vinagre.

Tsurekia
Nas manhãs das quintas-feiras santas, têm-se o hábito de fazer pão caseiro. Geralmente em forma de tranças e enfeitado com os ovos vermelhos. Aqui está a receita dos pães que são chamados de Tsurekia.