Acontece

Fique por dentro do nosso blog!

últimos eventos

A Grécia, também conhecida, pela mitologia, pela arquitetura clássica, danças, quebra de pratos, tem essas e outras curiosidades, e mostraremos como elas fazem parte do dia a dia do grego.

Curiosidades

A Grécia, também conhecida, pela mitologia, pela arquitetura clássica, danças, quebra de pratos, tem essas e outras curiosidades, e mostraremos como elas fazem parte do dia a dia do grego.

O mecanismo de Anticítera

Conhecido mundialmente como o primeiro computador do mundo, o mecanismo de Anticítera foi criado pelos gregos antigos.

Príncipe Philip, o príncipe grego

Descendente da monarquia grega, o Príncipe Philip – Duque de Edimburgo, marido da Rainha Elizabeth II morreu aos 99 anos dois meses antes de completar seu centenário.

Memórias

São quase 90 anos de Coletividade Helênica de São Paulo, marcados por muitas festas, encontros e muita alegria. Os gregos precisam de um único motivo para se reunirem e tornarem qualquer evento, ótimas lembranças. Aqui compartilharemos alguns desses momentos da nossa história.

Livro “Os Argonautas do Cerrado”

O livro escrito por Vassiliki Constantinidou aborda as memórias e histórias da comunidade Grega de Brasília, em comemoração aos 50 anos de sua existência.

Exposição “Atenas 1896”

O Consulado Geral da Grécia em São Paulo, realizou a exposição “Atenas 1896 – A Primeira Olimpíada Moderna” com reprodução de fotografias e documentos da primeira edição do Jogos na Era Moderna, realizada na Grécia.

Músicas Gregas e Danças Folclóricas

A vida não faria sentido, sem música…” (Nietzsche). O que seria do Homem sem música..? A Grécia com seus ritmos alegres e contagiantes, respira música e dança. Estas totalmente interligadas, possuem uma certa poesia, que podemos sentir, ver e ouvir, tanto no “Tsifteteli”, como no “Hasapiko”, dança conhecida pelo filme, Zorba, O Grego

Tsarouchi

O tsarouchi, sapato plano de sola dura com a famosa borla grande, é uma parte icônica do traje tradicional grego.

Destinos

De cidades históricas a praias paradisíacas, a Grécia recebe turistas 365 dias por ano. Muito mais do que vemos em livros, visitá-la te proporciona uma viagem no tempo, e te faz explorar incríveis paisagens.

Assim como Atenas, sua capital, as ilhas de Santorini e Mykonos, são os destinos favoritos dos turistas, porém, se estiver em busca de sol e mar, não deixe de explorar outras ilhas, e maravilhas da Grécia. Apresentaremos aqui lugares típicos de cartão postal. 

Ilhas Gregas

São aproximadamente 500 ilhas, entre grandes e pequenas, que se estendem do mar Jônico e Egeu, com Créta, quinta maior ilha do Mediterrâneo, ao sul.

gastronomia

Baseada na cultura e nas atividades econômicas de cultivo de trigo, frutas cítricas, legumes, oliva e vinhas, da prática da pesca e criação de ovelhas e cabras; a gastronomia grega, é bastante variada, uma mistura de sabores e aromas, tornam os pratos saudáveis e inesquecíveis. Os queijos, especialmente o queijo Feta, as ervas frescas, como o tomilho, hortelã, o azeite grego, são alguns dos segredos dessa culinária. Veremos alguns clássicos, tradições, histórias e receitas da cozinha grega.

Magiritsa

É uma sopa tradicional e é o primeiro prato que contém carne após o jejum da Quaresma.

Lentilhas

Sexta-feira Santa. Nesse dia, dado o jejum, um prato muito apreciado são as lentilhas, sempre acompanhadas de pão e azeitonas e regadas com bastante vinagre.