Acontece

Fique por dentro do nosso blog!

confira nossos eventos

Durante o ano, a Coletividade Helênica de São Paulo, organiza diversos eventos, dentre eles, festa da Independência, Páscoa, Festa do “Oxi”, eventos anuais, que reúnem não apenas a comunidade grega, mas amigos e simpatizantes da cultura.

Curiosidades

A Grécia, também conhecida, pela mitologia, pela arquitetura clássica, danças, quebra de pratos, tem essas e outras curiosidades, e mostraremos como elas fazem parte do dia a dia do grego.

Memórias

São quase 90 anos de Coletividade Helênica de São Paulo, marcados por muitas festas, encontros e muita alegria. Os gregos precisam de um único motivo para se reunirem e tornarem qualquer evento, ótimas lembranças. Aqui compartilharemos alguns desses momentos da nossa história.

Músicas Gregas e Danças Folclóricas

A vida não faria sentido, sem música…” (Nietzsche). O que seria do Homem sem música..? A Grécia com seus ritmos alegres e contagiantes, respira música e dança. Estas totalmente interligadas, possuem uma certa poesia, que podemos sentir, ver e ouvir, tanto no “Tsifteteli”, como no “Hasapiko”, dança conhecida pelo filme, Zorba, O Grego

Destinos

De cidades históricas a praias paradisíacas, a Grécia recebe turistas 365 dias por ano. Muito mais do que vemos em livros, visitá-la te proporciona uma viagem no tempo, e te faz explorar incríveis paisagens.

Assim como Atenas, sua capital, as ilhas de Santorini e Mykonos, são os destinos favoritos dos turistas, porém, se estiver em busca de sol e mar, não deixe de explorar outras ilhas, e maravilhas da Grécia. Apresentaremos aqui lugares típicos de cartão postal. 

gastronomia

Baseada na cultura e nas atividades econômicas de cultivo de trigo, frutas cítricas, legumes, oliva e vinhas, da prática da pesca e criação de ovelhas e cabras; a gastronomia grega, é bastante variada, uma mistura de sabores e aromas, tornam os pratos saudáveis e inesquecíveis. Os queijos, especialmente o queijo Feta, as ervas frescas, como o tomilho, hortelã, o azeite grego, são alguns dos segredos dessa culinária. Veremos alguns clássicos, tradições, histórias e receitas da cozinha grega.

Magiritsa

É uma sopa tradicional e é o primeiro prato que contém carne após o jejum da Quaresma.  No sábado, a ressurreição é primeiramente celebrada na

continue lendo »

Lentilhas

Sexta-feira Santa. Nesse dia, dado o jejum, um prato muito apreciado são as lentilhas. Sempre acompanhadas de pão e azeitonas e regadas com bastante vinagre.

continue lendo »