Festividades Cívicas e Religiosas

Festa da Independência – 25 de março

A guerra de independência da Grécia (1821–1829), também conhecida como a Revolução Grega, em grego: “Ελληνική Επανάσταση”, foi uma guerra iniciada pelos gregos com o intuito de conquistar a independência da Grécia contra o Império Otomano. Após o longo período de conflito, e com a ajuda de grandes potências, a independência foi finalmente garantida por meio do Tratado de Constantinopla, em julho de 1832. O povo grego foi o primeiro a adquirir o Estatuto de Estado Soberano, frente ao Império Otomano. O aniversário do dia da independência (25 de março de 1821), é um feriado nacional na Grécia. A festa de 25 de março é promovida todos os anos pela Coletividade Helênica de São Paulo. 

Páscoa Grega

A Páscoa é um feriado religioso, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, ocorrida no terceiro dia após a crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão, e também a mais antiga e importante festa cristã. O termo “Páscoa” deriva do latim “Pascha“, do grego arcaico “Pásha” e do hebráico “Pesach“. Este feriado não tem uma data fixa em relação ao calendário civil. A data da Páscoa é estabelecida como sendo o primeiro domingo após a lua cheia, depois do início do equinócio vernal, que acontece em 21 de março.

A festa da Páscoa Ortodoxa Grega, é uma festa tradicional, bastante apreciada pela comunidade grega e filo-helenos, é um evento familiar, com muita música, dança e culinária grega, incluindo pratos tradicionais como, a sopa “Magiritsa”, o carneiro e os ovos pintados de vermelho, simbolizando o sangue de Cristo. 

É um evento onde todos se reúnem, levando seus pratos, fazendo desse dia um momento de confraternização, e comemoração da ressurreição de Jesus. 

Dia do OXI – 28 de outubro

O Dia do “Não” (em grego: Επέτειος του “Οχι” (Aniversário do “Não”) é celebrado pela Grécia, Chipre e pelas comunidades gregas ao redor do mundo, no dia 28 de outubro de todo ano, para comemorar a rejeição do primeiro-ministro, Ioannis Metaxas, em poder de 4 de agosto de 1936 a 29 de janeiro de 1941, ao ultimato feito pelo ditador italiano Benito Mussolini em 28 de outubro de 1940, iniciando a guerra Greco- Italiana, parte da segunda guerra mundial. 

Tradicionalmente, essa festa também é celebrada todos os anos, pela Coletividade Helênica de São Paulo, junto à comunidade helênica e amigos apreciadores da cultura grega.

Festival de Cinema Grego

Desde 2016, a Coletividade Helênica em parceria com o Consulado Geral da Grécia em São Paulo e a “Greek Film Archive”, promovem no mês de novembro a mostra de Cinema Grego.

Todos os anos, durante quase dez dias, no mês de novembro, são exibidos filmes gregos na Cinemateca Brasileira, SESC, e toda a programação é gratuita. Para encerramento do festival, acontece o Dia da Cultura Grega, onde acontecem apresentações de danças gregas de vários grupos, e onde também são vendidos pratos típicos, artesanato, e outros produtos gregos, além da leitura na borra de café.