Ilhas nascidas de erupções vulcânicas ou de enormes deslizamentos de terra são dotadas de original beleza. Penhascos íngremes se combinam com praias tranquilas ou de areias pretas, que impressionam por sua singularidade e pelo seu contraste com a espessa vegetação, e o mar azul e as pitorescas casas branquíssimas.
Todas as ilhas gregas tiveram uma turbulenta história. Colonos de todas as partes do mediterrâneo se estabeleceram nelas desde a pré-história e desenvolveram culturas deslumbrantes. A ilha museu de Delos, o incompleto e abandonado Kouro de Naxos, os brilhantes palácios de Creta, as grandezas medievais de Rodes e Kos, e todos os detalhes da vida cotidiana do mundo antigo, que continuam vivos através dos achados e ruinas, fascinam inclusive os mais indiferentes à história antiga.
Os moradores das ilhas, no esforço de conservar sua identidade grega, têm mantido intactas algumas das velhas tradições e costumes. E coexistem com a vida agitada e que pulsa intensamente em algumas ilhas, paraíso dos amantes e viajantes em busca de novas aventuras e experiências inesquecíveis.
Ilhas Sarônicas – Salamina, Égina, Poros, Hidra e Spetses.
Ilhas Cíclades – Kéa, Séfiros, Cítnos, Sífnos, Kímolos, Milos, Páros, Antíparos, Folégandros, Amorgós, Sírios, Náxos, Pequenas Cíclades, Sikínos, Anáfi, Íos, Míkonos, Délos, Tínos, Ándros e Santorini.
Ilha de Évia
Ilhas Esporádes – Skiátos, Escópelos, Alónisos e Skínos.
Ilhas do Egeu Oriental – Lésvos, Quíos, Ínuses, Psára, Sámos, Icaría e Fúrnos.
Ilhas do Egeu do Norte – Tásos, Samotrácia, Lémnos e Áyos Estrátios.
Ilhas do Dodecániso – Ródes, Kárpatos, Kásos, Sími, Jálki, Tílos, Nísiros, Kós, Astipália, Pátmos, Líxi, Kálimos, Telendos, Psérimos, Léros e Castelóriso.
Ilha de Créta
Ilhas Jônicas – Corfú, Ítaca, Lefkáda, Meganísi, Cefaloniá, Zákyntos, Páxos, Antípaxos, Cítera, Anticítera e Elafónisos.
Fonte: Descubra las Islas Griegas – Editions D. Haitalis – Foto de abertura: Daria Nepriakhina