Ilhas Gregas

São aproximadamente 500 ilhas, entre grandes e pequenas, que se estendem do mar Jônico e Egeu, com Créta, quinta maior ilha do Mediterrâneo, ao sul.

Ilhas nascidas de erupções vulcânicas ou de enormes deslizamentos de terra são dotadas de original beleza. Penhascos íngremes se combinam com praias tranquilas ou de areias pretas, que impressionam por sua singularidade e pelo seu contraste com a espessa vegetação, e o mar azul e as pitorescas casas branquíssimas.

Foto: Dragos Gontariu
Foto: Raimond Klavins
Foto: Despina Galani

Todas as ilhas gregas tiveram uma turbulenta história. Colonos de todas as partes do mediterrâneo se estabeleceram nelas desde a pré-história e desenvolveram culturas deslumbrantes. A ilha museu de Delos, o incompleto e abandonado Kouro de Naxos, os brilhantes palácios de Creta, as grandezas medievais de Rodes e Kos, e todos os detalhes da vida cotidiana do mundo antigo, que continuam vivos através dos achados e ruinas, fascinam inclusive os mais indiferentes à história antiga.

Os moradores das ilhas, no esforço de conservar sua identidade grega, têm mantido intactas algumas das velhas tradições e costumes. E coexistem com a vida agitada e que pulsa intensamente em algumas ilhas, paraíso dos amantes e viajantes em busca de novas aventuras e experiências inesquecíveis.

Ilhas Sarônicas – Salamina, Égina, Poros, Hidra e Spetses.

Ilhas Cíclades – Kéa, Séfiros, Cítnos, Sífnos, Kímolos, Milos, Páros, Antíparos, Folégandros, Amorgós, Sírios, Náxos, Pequenas Cíclades, Sikínos, Anáfi, Íos, Míkonos, Délos, Tínos, Ándros e Santorini.

Ilha de Évia

Ilhas Esporádes – Skiátos, Escópelos, Alónisos e Skínos.

Ilhas do Egeu Oriental – Lésvos, Quíos, Ínuses, Psára, Sámos, Icaría e Fúrnos.

Ilhas do Egeu do Norte – Tásos, Samotrácia, Lémnos e Áyos Estrátios.

Ilhas do Dodecániso – Ródes, Kárpatos, Kásos, Sími, Jálki, Tílos, Nísiros, Kós, Astipália, Pátmos, Líxi, Kálimos, Telendos, Psérimos, Léros e Castelóriso.

Ilha de Créta

Ilhas Jônicas – Corfú, Ítaca, Lefkáda, Meganísi, Cefaloniá, Zákyntos, Páxos, Antípaxos, Cítera, Anticítera e Elafónisos.

Fonte: Descubra las Islas Griegas – Editions D. Haitalis – Foto de abertura: Daria Nepriakhina

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conheça outros destinos

Aos pés da Acrópole

Vamos começar falando de Atenas, lugar por onde todos chegam à Grécia e por onde a aventura se inicia.

8 ruas interessantes em Atenas

Oito ruas interessantes em Atenas, na Grécia, é um post que contém nomes de ruas bacanas para você se perder nas ruelas mais incríveis do centro histórico de Atenas. Não perca essas dicas!