Festival de Cinema Grego

Mostra de Cinema Grego trouxe o melhor de sua produção para o publico paulistano.

Por Maria Helena Antoniadis

Desde 2016, a Coletividade Helênica de São Paulo, em parceria com o Consulado Geral da Grécia em São Paulo e a “Greek Film Archive”, promoveram durante o mês de novembro, a Mostra de Cinema Grego com a curadoria de Jacob Moe, jornalista norte americano, radicado no Brasil, e também responsável pelo Festival de Cinema da Ilha de Syros, na Grécia.

Foram quatro edições, que durante dez dias, filmes clássicos, produções atuais e documentários foram exibidos na Cinemateca Brasileira em São Paulo, e a edição de 2019 também teve transmissão no SESC Augusta.

A primeira edição da Mostra de Cinema Grego, em São Paulo, em 2016, teve a presença ilustre do premiado diretor Tassos Boulmetis, do filme “Tempero da Vida” que recebeu diversos prêmios em festivais de cinema europeu. Nesta edição, o diretor abriu a mostra com seu filme “Mythopathy”.

Cena do filme “Tempero da Vida”

Ao longo das quatro edições foram exibidos cerca de 50 filmes entre os clássicos “Nunca aos Domingos”; do cineasta Jules Dassin; “O Ogro de Atenas”; de Nikos Koundouros; “Little England”, baseado no best seller da escritora grega Ioanna Karystiani, recebeu 3 prêmios no Shangai International Festival em 2014 como melhor filme, melhor direção e melhor atriz e mais seis prêmios da Academia Helênica de Filmes, incluindo melhor fotografia. O filme foi dirigido pelo aclamado e veterano diretor grego Pantelis Vulgaris. Outras produções como “Kinetta”, de Giorgos Lanthimos; e o“Sirenas no Mar Egeu”, do cineasta Nikos Perakis, que esteve presente na abertura da quarta edição.

Cena do filme “Nunca aos Domingos”
Cena do filme “Little England”
Cena do filme “Sirenas no Mar Egeu”
Cena do filme “Kinetta”

Esses são alguns dos filmes que encantaram o público brasileiro que desconheciam o rico material cinematográfico produzido na Grécia e, que também emocionou os gregos e descendentes residentes no Brasil.

Todas as edições tiveram a exibição gratuita e encerramento com o Dia da Cultura Grega, quando foram realizadas apresentações de danças folclóricas gregas com performance de vários grupos e venda de pratos típicos, artesanato, e outros produtos gregos, além da leitura na borra de café.

Infelizmente, a quinta edição da Mostra de Cinema Grego não pode ser realizada devido à pandemia.

A3 Comunicação – www.a3comunicacao.com.br – Foto de abertura: Cena do filme “Little England”.

Confira outros últimos eventos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin