Por Vassiliki Constantinidou
O livro “Os argonautas do Cerrado”, de Vassiliki Constantinidou – lançado em 2016 pela Comunidade Grega de Brasília, para comemorar seus 50 anos de existência – é um convite a uma viagem no tempo, evocando o passado como elo para humanizar o nosso presente. O trabalho de pesquisa histórica aliado a mais de 100 entrevistas, e um rico acervo fotográfico reconstroem a trajetória dos imigrantes gregos na construção da nova Capital Federal.
“Jovens gregos que atravessaram o oceano em busca de trabalho, e descobriram-se argonautas, no sentido mais amplo da palavra: de exploradores e descobridores de terras virgens, dispostos a enfrentar todas as provações. Juntaram-se a outros milhares de migrantes, para com as próprias mãos construírem uma cidade”.
“Foi na solidão do cerrado, conta a autora, cobertos de poeira, vislumbrando a luminosidade e o horizonte amplo do planalto, que construíram suas vidas, unindo duas culturas. Vieram de um país pequeno, franjado de azul. Chegaram a um país imenso, coberto de mata verde e savanas”.
“Os Argonautas do Cerrado” narra a trajetória desses gregos, testemunhas e personagens da história na construção de Brasília, suas dificuldades iniciais e o espírito empreendedor dos imigrantes e migrantes, que viram na marcha para o oeste, na década de 50, uma porta aberta para o futuro.
Os Argonautas do Cerrado – Memória e Histórias da Comunidade Grega de Brasília
ISBN 978-85-90640-62-2
258 páginas
Bilingue: português e grego
e-mail: comunidadegrega@terra.com.br