Aniversário do Genocídio Armênio

Evento em comemoração ao 106⁰ aniversário do Genocídio Armênio, no Memorial aos Mártires na região central de São Paulo.

Por Stayros Kyriopoulos

Foi com grande honra que recebi o convite do meu irmão e amigo Dr. Sérgio Hototian de participar das comemorações dos festejos do 106⁰ aniversário do Genocídio Armênio.

O dia 24 de abril de 1915 é o marco do primeiro genocídio do século 20, onde um milhão e meio de vidas foram exterminadas por um governo implacável. E este fato histórico nos torna mais unidos pela tragédia de na mesma época termos nossos próprios mártires Pontios massacrados. Mais de oitocentos mil Pontios mortos pelos Turcos.

Dr. Sérgio Hototian, Stayros Kyriopoulos, presidente da Coletividade Helênica de São Paulo e Sr. Stylianos Hourmouziadis, Cônsul Geral da Grécia em São Paulo

Não podemos deixar estes atos caírem no esquecimento e a única maneira de impedir que isso aconteça novamente é mostrar às novas gerações as barbaridades que foram cometidas.

Sendo assim, no dia 25 de abril participei, juntamente com o nosso Cônsul Sr. Stylianos Hourmouziadis das comemorações na Catedral São Jorge. Após a missa, nós dirigimos ao Memorial aos Mártires do Genocídio Armênio em frente a catedral, na avenida Santos Dumont, onde foram depositadas flores em suas memórias. No final da cerimônia fomos recebidos pela Sua Eminência o Bispo Nareg Berberian para um café.

Este evento marca a reaproximação destas comunidades irmãs, não só nas suas tragédias, mas também na sua alegria e amor à vida, que é tão marcante nas duas culturas.

Assista à entrevista que o Canal Conexão Armênia fez com o Sr. Stylianos Hourmouziadis, Cônsul Geral da Grécia em São Paulo e Stayros Kyriopoulos, presidente da Coletividade Helênica de São Paulo.

Confira outros últimos eventos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin