Por Maria Helena Antoniadis
Desde 2016, a Coletividade Helênica de São Paulo, em parceria com o Consulado Geral da Grécia em São Paulo e a “Greek Film Archive”, promoveram durante o mês de novembro, a Mostra de Cinema Grego com a curadoria de Jacob Moe, jornalista norte americano, radicado no Brasil, e também responsável pelo Festival de Cinema da Ilha de Syros, na Grécia.
Foram quatro edições, que durante dez dias, filmes clássicos, produções atuais e documentários foram exibidos na Cinemateca Brasileira em São Paulo, e a edição de 2019 também teve transmissão no SESC Augusta.
A primeira edição da Mostra de Cinema Grego, em São Paulo, em 2016, teve a presença ilustre do premiado diretor Tassos Boulmetis, do filme “Tempero da Vida” que recebeu diversos prêmios em festivais de cinema europeu. Nesta edição, o diretor abriu a mostra com seu filme “Mythopathy”.
Ao longo das quatro edições foram exibidos cerca de 50 filmes entre os clássicos “Nunca aos Domingos”; do cineasta Jules Dassin; “O Ogro de Atenas”; de Nikos Koundouros; “Little England”, baseado no best seller da escritora grega Ioanna Karystiani, recebeu 3 prêmios no Shangai International Festival em 2014 como melhor filme, melhor direção e melhor atriz e mais seis prêmios da Academia Helênica de Filmes, incluindo melhor fotografia. O filme foi dirigido pelo aclamado e veterano diretor grego Pantelis Vulgaris. Outras produções como “Kinetta”, de Giorgos Lanthimos; e o“Sirenas no Mar Egeu”, do cineasta Nikos Perakis, que esteve presente na abertura da quarta edição.
Esses são alguns dos filmes que encantaram o público brasileiro que desconheciam o rico material cinematográfico produzido na Grécia e, que também emocionou os gregos e descendentes residentes no Brasil.
Todas as edições tiveram a exibição gratuita e encerramento com o Dia da Cultura Grega, quando foram realizadas apresentações de danças folclóricas gregas com performance de vários grupos e venda de pratos típicos, artesanato, e outros produtos gregos, além da leitura na borra de café.
Infelizmente, a quinta edição da Mostra de Cinema Grego não pode ser realizada devido à pandemia.
Foto de abertura: Cena do filme “Little England”.
A3 Comunicação – www.a3comunicacao.com.br