Spanakopita me tiri

A spanakopita pode ser feita com queijo. A feta é o queijo tradicional da Grécia utilizado nesta receita. No entanto, a gente sabe como pode ser difícil encontrar esse tipo de queijo por aqui. Mas isso não é motivo para deixar de fazer essa delícia, basta substituir o feta pelo minas ou ricota!

Por Anastácia Katritsis – Tacía

A torta de espinafre é uma das tortas preferidas pelos gregos, a spanakopita. Numa das versões podemos acrescentar queijo e o resultado é maravilhoso.

Ingredientes:
– 1 kg de espinafre
– 250 gramas de queijo feta ou similar
– 2 ovos
 – 8 cebolinhas frescas
 – 1 1/2 xícara de chá de óleo
 – um pouco de endro, sal e pimenta
 – 250 gramas de massa folhada (pode ser a Arosa)

Modo de fazer:

Refogar o espinafre e tirar bem a água, deixando bem sequinho. Aquecer a metade do óleo numa panela e refogar as cebolinhas frescas bem picadinhas. Acrescentar o espinafre , o endro e mexer bem. Retirar do fogo, acrescentar os ovos, o queijo feta ou similar, o sal , pimenta e misturar bem. Untar com óleo uma forma de 35 X 40 cm. Colocar a metade da massa sempre untando-a. Acrescentar o recheio.
Cobrir com o restante da massa. Bata duas gemas , pincele e ponha um pouco de queijo ralado por cima antes de levar ao forno. Se quiser, corte a torta em pedaços e acrescente o restante do óleo.
Assar em forno à 180 graus por aproximadamente 1 hora até que a torta fique dourada..
Servir quente ou fria, de acordo com sua preferência.

www.coisas-da-tacia.blogspot.com

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conheça outras receitas gregas

Moussaká

Um simbolo da culinária grega, você pode argumentar que não há nada melhor do que uma verdadeira moussaka caseira. Mas esse prato é originário da Grécia ou a diáspora grega proliferou a associação com sua cultura?

continue lendo »