Tsurekia

Nas manhãs das quintas-feiras santas, têm-se o hábito de fazer pão caseiro. Geralmente em forma de tranças e enfeitado com os ovos vermelhos. Aqui está a receita dos pães que são chamados de Tsurekia.

Por Anastácia Katritsis – Tacía

Na vasilha da batedeira, coloque o fermento e amasse-o com uma colher. Junte duas xícaras de farinha e misture com uma colher de pau. Reserve.

Em outra vasilha, misture o leite, 1/2 xícara de açúcar, a manteiga e o sal. Mexa bem até a manteiga derreter.

À parte, misture o restante do açúcar e as raspas do limão.

Despeje sobre a mistura de farinha e fermento, alternando, junte as outras duas misturas, de leite e de limão, e vá mexendo com uma colher de pau. Junte os ovos e misture.

Ligue a batedeira em velocidade média e bata com pá própria para massas por 30 segundos. Aumente a velocidade e bata por mais e minutos. Desligue a batedeira e acrescente a farinha restante. Misture com as mãos até formar uma massa lisa.

Sobre uma superfície lisa e enfarinhada, coloque a massa e sove-a bem com as palmas das mãos por cerca de 20 min. Faça uma bola com a massa e deixe-a descansar em uma vasilha coberta com papel filme por uma hora.

Unte duas formas retangulares com a manteiga e polvilhe com a farinha. Faça rolos com a massa de cerca de 40 cm de comprimento .E, com cada três rolos, forme uma trança. Coloque duas tranças em cada forma. Cubra com um pano e deixe crescer por mais 40 min.

Pincele as tranças com as gemas e leve ao forno médio para assar, por cerca de 40 minutos ou até ficarem dourados.

Ingredientes:

  • 2 tabletes de fermento biológico
  • 4 e 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 e 1/4 de xícara (chá) de leite quente
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/4 de xícara (chá) de manteiga sem sal
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de café de raspas de limão
  • 2 ovos

Para untar:

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo

Para pincelar:

  • 1 gema de ovo ligeiramente batida com um garfo

Para decorar:

  • 4 ovos cozidos com casca e pintados

Decoração: Após cozinhar os ovos, pinte as cascas com tinta vermelha ou a cor que preferir. Aqui em casa costumamos colocar tinta de tecido na água e ferver junto com os ovos que já saem fervidos e tingidos. Arrume cada ovo em cima de cada trança.

Algumas famílias gregas usam o gergelim para decorar a trança. Se quiser usá-lo, distribua em cima das tranças 2 colheres (sopa) de gergelim torrado, antes de assá-las. Também costumam montar o pão como uma guirlanda. Quer dizer, após trançar a massa, fecham as duas pontas, formando um círculo. Nesse caso, o ovo pintado de vermelho é colocado no centro. (Fonte: Doce’ arte Brasil)

www.coisas-da-tacia.blogspot.com

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conheça outras receitas gregas

Lentilhas

Sexta-feira Santa. Nesse dia, dado o jejum, um prato muito apreciado são as lentilhas, sempre acompanhadas de pão e azeitonas e regadas com bastante vinagre.

continue lendo »