Lentilhas

Sexta-feira Santa. Nesse dia, dado o jejum, um prato muito apreciado são as lentilhas, sempre acompanhadas de pão e azeitonas e regadas com bastante vinagre.

Por Anastácia Katritsis – Tacía

Ferva um copo de água e adicione as lentilhas. Cozinhe por 2-3 minutos e depois escorra as lentilhas. Dessa forma, a sopa fica mais leve!

Coloque na panela bastante água morna e acrescente as lentilhas. Coloque a cebola, as folhas de louro, o alho e o tomate. Ferver em fogo alto com a panela tampada, durante 10 minutos. Adicione o óleo, o sal e a pimenta a gosto. Continue a ferver durante 30 minutos.

Ingredientes:

  • 1 cebola picada
  • dentes de alho inteiros para que possamos removê-los mais tarde
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de sopa de extrato de tomate 
  • 5 colheres de sopa de azeite de oliva (por ser semana santa, não adicionar o azeite para quem estiver jejuando)
  • 2 colheres de sopa de vinagre
  • Sal e pimenta à gosto

O dia termina com a procissão do Epitáfio e coleta de flores da decoração que é considerada abençoada e que são montados no ícone de sua casa ou feitos amuletos mais tradicionais.

www.coisas-da-tacia.blogspot.com

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conheça outras receitas gregas

Moussaká

Um simbolo da culinária grega, você pode argumentar que não há nada melhor do que uma verdadeira moussaka caseira. Mas esse prato é originário da Grécia ou a diáspora grega proliferou a associação com sua cultura?

continue lendo »

Spanakopita me tiri

A spanakopita pode ser feita com queijo. A feta é o queijo tradicional da Grécia utilizado nesta receita. No entanto, a gente sabe como pode ser difícil encontrar esse tipo de queijo por aqui. Mas isso não é motivo para deixar de fazer essa delícia, basta substituir o feta pelo minas ou ricota!

continue lendo »