Tsurekia

Nas manhãs das quintas-feiras santas, têm-se o hábito de fazer pão caseiro. Geralmente em forma de tranças e enfeitado com os ovos vermelhos. Aqui está a receita dos pães que são chamados de Tsurekia.

Por Anastácia Katritsis – Tacía

Na vasilha da batedeira, coloque o fermento e amasse-o com uma colher. Junte duas xícaras de farinha e misture com uma colher de pau. Reserve.

Em outra vasilha, misture o leite, 1/2 xícara de açúcar, a manteiga e o sal. Mexa bem até a manteiga derreter.

À parte, misture o restante do açúcar e as raspas do limão.

Despeje sobre a mistura de farinha e fermento, alternando, junte as outras duas misturas, de leite e de limão, e vá mexendo com uma colher de pau. Junte os ovos e misture.

Ligue a batedeira em velocidade média e bata com pá própria para massas por 30 segundos. Aumente a velocidade e bata por mais e minutos. Desligue a batedeira e acrescente a farinha restante. Misture com as mãos até formar uma massa lisa.

Sobre uma superfície lisa e enfarinhada, coloque a massa e sove-a bem com as palmas das mãos por cerca de 20 min. Faça uma bola com a massa e deixe-a descansar em uma vasilha coberta com papel filme por uma hora.

Unte duas formas retangulares com a manteiga e polvilhe com a farinha. Faça rolos com a massa de cerca de 40 cm de comprimento .E, com cada três rolos, forme uma trança. Coloque duas tranças em cada forma. Cubra com um pano e deixe crescer por mais 40 min.

Pincele as tranças com as gemas e leve ao forno médio para assar, por cerca de 40 minutos ou até ficarem dourados.

Ingredientes:

  • 2 tabletes de fermento biológico
  • 4 e 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 e 1/4 de xícara (chá) de leite quente
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/4 de xícara (chá) de manteiga sem sal
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de café de raspas de limão
  • 2 ovos

Para untar:

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo

Para pincelar:

  • 1 gema de ovo ligeiramente batida com um garfo

Para decorar:

  • 4 ovos cozidos com casca e pintados

Decoração: Após cozinhar os ovos, pinte as cascas com tinta vermelha ou a cor que preferir. Aqui em casa costumamos colocar tinta de tecido na água e ferver junto com os ovos que já saem fervidos e tingidos. Arrume cada ovo em cima de cada trança.

Algumas famílias gregas usam o gergelim para decorar a trança. Se quiser usá-lo, distribua em cima das tranças 2 colheres (sopa) de gergelim torrado, antes de assá-las. Também costumam montar o pão como uma guirlanda. Quer dizer, após trançar a massa, fecham as duas pontas, formando um círculo. Nesse caso, o ovo pintado de vermelho é colocado no centro. (Fonte: Doce’ arte Brasil)

www.coisas-da-tacia.blogspot.com

O Núcleo de Tradições e Culinária do Aretê também apresentou neste mês de abril de 2021, o vídeo com Helena Athanassopoulos ensinando a tingir os ovos.

Vídeo: Helena Markakis – Areté

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conheça outras receitas gregas

Moussaká

Um simbolo da culinária grega, você pode argumentar que não há nada melhor do que uma verdadeira moussaka caseira. Mas esse prato é originário da Grécia ou a diáspora grega proliferou a associação com sua cultura?

continue lendo »

Spanakopita me tiri

A spanakopita pode ser feita com queijo. A feta é o queijo tradicional da Grécia utilizado nesta receita. No entanto, a gente sabe como pode ser difícil encontrar esse tipo de queijo por aqui. Mas isso não é motivo para deixar de fazer essa delícia, basta substituir o feta pelo minas ou ricota!

continue lendo »