Livro “Os Guardiões das Lembranças”

O livro da jornalista e pesquisadora Vassiliki Constantinidou lançado em 2009, conta a saga dos gregos no território nacional.

Por Vassiliki Constantinidou

Os gregos fazem parte da vida brasileira há mais de 170 anos. O resgate dessa história é uma viagem ao passado de uma comunidade pequena, se comparada a outros fluxos imigratórios, herdeira de uma civilização milenar e de imensas tradições.

O livro é uma janela aberta sobre um universo distante. Um convite ao olhar, uma viagem a um tempo esquecido, que só existe na memória dos velhos, os guardiões das lembranças.  

As vozes dos imigrantes ecoam, refazendo as marcas e pegadas que seus pais e avós percorreram em outros tempos e em outras terras. Restabelecem o fio da memória e da ancestralidade, e revivem parte da história oculta na paisagem brasileira.

Resultado de pesquisa histórica e 70 entrevistas realizadas durante 16 anos, o livro reconstitui parte da história da imigração grega no Brasil, através de depoimentos e um rico acervo iconográfico, composto por 380 fotos.

Os Guardiões das Lembranças –Memória e Histórias dos imigrantes gregos no Brasil

ISBN: 978-85-906406-1-5

300 páginas

Bilíngue: grego e português

e-mail vassiliki@uol.com.br

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conheça outras memórias

Livro “Os Argonautas do Cerrado”

O livro escrito por Vassiliki Constantinidou aborda as memórias e histórias da comunidade Grega de Brasília, em comemoração aos 50 anos de sua existência.

Exposição “Atenas 1896”

O Consulado Geral da Grécia em São Paulo, realizou a exposição “Atenas 1896 – A Primeira Olimpíada Moderna” com reprodução de fotografias e documentos da primeira edição do Jogos na Era Moderna, realizada na Grécia.

Exposição “Noivas”

Inspirada no filme “NOIVAS”, de Pandelis Voulgaris, a exposição “Noivas” foi realizada pela Coletividade Helênica de São Paulo, em sua sede, durante o mês de junho de 2008.