Falando Grego

Você nem imagina o quanto da língua grega você já sabe. Seja você de origem grega ou não, logo perceberá que já fala grego, principalmente se você atua nas áreas de matemática, medicina, química, astronomia ou filosofia, você já está usando o grego todos os dias, mesmo sem ter notado.

Na realidade, a presença do grego é marcante em nossa língua. Termos como ecologia, história, biologia, geografia, geometria entre outros são usados normalmente desde que começamos nossos estudos.

E qual poderia ser um motivo para você estudar o grego?

  • Estudar um novo idioma com um alfabeto diferente, incentiva o raciocínio e a memória, o que minimiza as chances de desenvolver o temido “Alzheimer”, numa idade mais avançada.
  • A Grécia é um dos destinos mais visitados todos os anos, um país belíssimo, culinária maravilhosa e os gregos são alegres, hospitaleiros e amigáveis. Se você for visitar a Grécia, sabendo o idioma deixará de ser apenas um turista e se tornará um hóspede e os habitantes locais o acolherão de forma que se sinta mais em casa do que nunca.
  • Você pode ser descendente, segunda ou terceira geração, e gostaria de aprender o idioma de sua família, ou se você teve a sorte de se casar com um grego (a), ou mesmo se tem amigos gregos que já se tornaram sua família. Garantindo que as raízes e a cultura de seus ancestrais sejam preservados para as próximas gerações.
  • Aprender um idioma é muito mais do que apenas memorizar vocabulário. Trata-se de aproximar-se de uma cultura, de compreender um povo e as diferentes formas como este expressa a sua alegria, tristeza e orgulho.
  • Nada mais popular do que a culinária grega, os pratos são deliciosos e para os amantes, não apenas degustá-los, mas também poder cozinhar estas maravilhas. Você não apenas poderá ler as receitas, mas também poderá recriá-las.
  • Embora muitos alunos se queixem de que o grego é uma língua difícil de aprender, existem aqueles que apreciam desafios.

Nada melhor do que conseguir entender o que está escrito em uma placa de rua ou restaurante, não?

Foto: Despina Galani / Unsplash
Foto: Anastase Marago / Unsplash
Foto: Markus Winkler / Unsplash

Resumindo, seja para manter seu cérebro ativo, para se comunicar com um cônjuge grego ou familiares, para obter uma visão melhor de sua própria cultura ou profissão, ou para viajar, cozinhar, ler, aprender ou se divertir, aprender o grego nunca será algo de que você se arrependerá. O que você está esperando?

A Coletividade Helênica de São Paulo está oferecendo três cursos de grego:

  1. Curso regular de grego – Iniciantes (turmas com aula de 1h30)
  2. Curso de grego para viagem (20 aulas de 1h)
  3. Curso de conversação (necessário conhecimento do idioma e/ou estar no nível b1)

Início: 03 de Agosto de 2021

Inscrições até: 28/07/2021

Contate a Matina: 11 99782-5300

Fonte: Ada Leivada / Greekreporter – Foto de abertura: Cena do filme Falando Grego / Imagem Filmes

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conheça outras curiosidades

Teogonia de Hesíodo: o nascimento dos deuses gregos

A obra Teogonia, do poeta grego Hesíodo, é tão importante para a cultura da Grécia Antiga quanto as obras Ilíada e Odisseia, de Homero. Teogonia é um poema mitológico escrito no século VIII a.C. que narra a origem do mundo a partir dos primeiros deuses e o surgimento das gerações sucessivas de deuses e suas relações com os homens. Significa literalmente “nascimento dos deuses” (theos, deus + gonia, nascimento).