Varais de Polvos

Você já se perguntou o porquê dos polvos ficarem pendurados em varais nas ilhas gregas?

Por Luciana Graf

Sempre achei muito pitoresco ver os polvos pendurados em varais quando andava pelas calçadas onde se concentravam os restaurantes em visita a uma ilha grega.

Sendo um dos principais pratos servidos nas tavernas e restaurantes, o polvo é perfeito para acompanhar ouzo e vinho.

Mas a minha curiosidade era o porquê de ficarem pendurados assim.

Em nossa última viagem a Grécia, eu e meu marido fomos a um restaurante em Naoussa, uma vila nas Cyclades localizada no canto nordeste da ilha de Paros, e nos sentamos em uma mesa onde conseguíamos ver vários polvos pendurados em uma vara apoiada em duas cadeiras, bem em frente à orla marinha.

Foto: Despina Galani / Unsplash

Em diversas ocasiões, eu os vi colocados desta maneira em outros estabelecimentos e desta vez não me contive, pedi ao meu marido que questionasse o garçom o porquê de eles deixarem os polvos pendurados desta forma.

Quem sabe seria apenas uma jogada de marketing para atrair os turistas e incentivá-los a comer esta preciosidade que se faz tão presente na culinária grega?

Também já ouvi falar da prática de bater o polvo, mas não sabia o porquê.

O garçom nos disse que eles colocavam os polvos nos varais por pelo menos 4 horas para secar ao sol, pois isso ajudava que eles fiquem mais moles.

Agora, depois de uma boa pesquisa, consigo abordar este assunto um pouco melhor. Então vamos enumerar as razões para que o polvo grego seja tão bom.

Primeiro a facilidade de encontrar peixes e animais marinhos frescos nas águas em torno da Grécia. Utilizar o polvo fresco no preparo do prato, faz toda a diferença.

Por tradição, os pescadores gregos quando capturam um polvo, batem várias vezes o animal em uma superfície dura. Dizem que precisa bater o polvo até 100 vezes!

Encontrei este vídeo que ilustra bem a rotina de um pescador de polvos.

Vídeo: Mindy MacAdams

Depois o polvo tem que ficar secando ao sol. O sal marinho permanece após a evaporação da água e ajuda no processo de amolecimento.

Ficam pendurados por muitas horas, dias e até a noite você ainda consegue vê-los nos varais.

Foto: Luciana Graf

E se eu não estiver na Grécia para comer esta delícia, como posso fazer que o meu polvo fique macio?

Você pode encontrar inúmeras receitas diferentes desta iguaria, mas a base é cozinhar o polvo em panela ou na pressão, mesmo que o faça grelhado.

Foto: Nikita Tikhomirov / Usplash
Foto: Nick Fewings / Unsplash

Deixo aqui, duas receitas do Chef grego Akis Petretzikis, ensinando como deixar o polvo tenro e mais gostoso.

Video: Akis Petretzikis
Vídeo: Akis Petretzikis

Já estou com água na boca, e você?

Compartilhe conosco sua receita de polvo.

Foto de abertura: Milada Vigerova / Unsplash

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conheça outras receitas gregas

Moussaká

Um simbolo da culinária grega, você pode argumentar que não há nada melhor do que uma verdadeira moussaka caseira. Mas esse prato é originário da Grécia ou a diáspora grega proliferou a associação com sua cultura?

continue lendo »

Spanakopita me tiri

A spanakopita pode ser feita com queijo. A feta é o queijo tradicional da Grécia utilizado nesta receita. No entanto, a gente sabe como pode ser difícil encontrar esse tipo de queijo por aqui. Mas isso não é motivo para deixar de fazer essa delícia, basta substituir o feta pelo minas ou ricota!

continue lendo »